SÃO PAULO – A prática de um jogo leva à perfeição – mas seria esta causada pelo aumento da massa cinzenta do seu cérebro?
Pesquisadores do Mind Research Network, em Albuquerque, Estados Unidos, descobriram que sim: ocorre um aumento na espessura do córtex cerebral em jogadores assíduos. No entanto, o aumento não é exatamente onde eles imaginavam
Utilizando ressonância magnética, os cientistas buscavam imagens estruturais e funcionais do cérebro, justamente para descobrir a relação entre o aumento da eficiência e da massa cinzenta. Por 30 minutos diários, durante três meses, 26 garotas adolescentes jogaram Tetris – um game de computador que exige uma combinação de habilidades cognitivas.
As garotas foram submetidas a ressonâncias magnéticas antes e depois do período de testes – bem como meninas no grupo de controle que não jogaram Tetris. Quando os dois grupos foram comparados, as que jogaram mostraram aumento da eficiência cerebral e possuíam um córtex mais espesso. Porém o aumento de massa cinzenta não se deu nas mesmas áreas nas quais a eficiência ocorre.
As áreas do cérebro que mostraram córtex relativamente mais grosso teriam papel no planejamento de movimentos complexos e coordenados, e também seria, responsáveis pela integração multisensorial – coordenando visão, tato, audição e informação fisiológicas internas. De modo geral, a prática do jogo mostrou um aumentou da massa em áreas motoras do cérebro.
Já as áreas que mostraram aumento de eficiência, segundo a ressonância, foram aquelas associadas com pensamento, razão, linguagem e processamento.
O estudo foi publicado no BMC Research Notes e não esclarece, portanto, o grande mistério: se a massa cinzenta mais espessa não é responsável pela eficiência, qual é a relação entre as duas?
Créditos : http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/jogar-tetris-aumenta-massa-do-cerebro-01092009-20.shl
sábado, 5 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário